PSB de São Paulo lança projeto para promover equidade de gênero nas eleições de 2024
O PSB de São Paulo lançou o ‘PSB Por Elas’, uma iniciativa inédita para promover a equidade de gênero nas eleições municipais de 2024. O projeto, que tem o apoio da Fundação João Mangabeira (FJM), foi anunciado em evento que contou com a presença de mais de 500 mulheres na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), no último sábado (16).
Durante o encontro, foi aprovada uma resolução que prevê chapas 50/50 em participação de homens e mulheres nas eleições do próximo ano. “Não faz sentido termos 52% de mulheres no Estado e só 15% de representação nas câmaras de vereadores das cidades do Estado. Precisamos estar presentes nos ambientes de poder e assim modificar a política e vida das pessoas”, declarou Lúcia França, ex-candidata a vice-governadora de São Paulo em 2022 e idealizadora do ‘PSB por Elas’.
Além de Lúcia França, participaram a secretária nacional de Mulheres, Dora Pires, a atriz e ativista ambiental Lucélia Santos, a deputada federal Tabata Amaral, a deputada estadual Andréa Werner, a vereadora de Alumínio (SP), professora Meire, a vereadora Thabatta Pimenta, a advogada Gabriela Araújo e a secretária de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Tatiana Roque.
“As mulheres socialistas se sentem honradas por participarem desse momento histórico, já que essa proposta de equidade é o desejo de todo partido de esquerda, mas a novidade vem a partir do PSB de São Paulo”, afirmou Dora Pires.
A advogada Gabriela Araújo apresentou números que mostram a desigualdade entre homens e mulheres na política, e afirmou que a PEC das Mulheres prejudica ainda mais a participação das mulheres no poder.
A chamada PEC das Mulheres prevê a reserva de pelo menos 10% de vagas no Legislativo para cada gênero nas próximas eleições, 12% na legislatura seguinte e 16% na terceira. A medida seria uma forma de compensação para extinguir ou flexibilizar a cota para candidatas mulheres, que atualmente prevê a obrigação de um percentual mínimo de 30% nas chapas que concorrem a vagas de vereador ou deputado.
Com informações da Fundação João Mangabeira e do portal Metrópoles